segunda-feira, 13 de março de 2017

LITERATURA INFANTIL: indicações do mês de março.

Texto: Dulce Seabra e Sérgio Maciel
Ilustrações: Albert Llinares
Editora: Cortez

Um livro\documento muito importante para ser ensinado nas escolas, uma ferramenta para conversar sobre as regras, as relações, o respeito, a ética, o mundo adulto e o infantil. Uma referência para o exercício da cidadania. 
Traz a unificação da humanidade como marco: o que prejudica um povo, etnia ou indivíduo; prejudica toda humanidade. 
A efetivação dos direitos ainda estão em processo e para estarmos cada vez mais próximos da concretização, o Estado, a família, a escola e todos os cidadãos são responsáveis por colocar esse documento em prática, como regulador ético.
"Nele estão expressos direitos e deveres que fazem de nós, humanos, seres respeitáveis e civilizados, especiais em nossas atitudes e no modo como nos relacionamos uns com os outros.Conhecer essas regras desde cedo é fundamental para construirmos um mundo cada vez mais justo  e feliz, repleto de compreensão e respeito mútuo".

Para complementar:

Filme: www.youtube.com/watch?v=j33hoi_Cn7Y
Declaração: www.unicef.org/brazil/pt/resources_10133.html



Texto: Giovanna Zoboli
Ilustrações: Guido Scarabotollo
Tradução: Noelly Russo
Editora: Pequena Zahar

Crianças são cheias de perguntas. Observadoras e curiosas, questionam o mundo na tentativa de entenderem como as coisas funcionam. Um mundo cheio de aventuras, mágicas e diversão.
De dentro do carro uma criança pode imaginar muita coisa e com isso criar fantasias, elaborar ideias e diversas perguntas.

Se divertir dentro do carro pode até virar uma brincadeira! Aproveitem!


Texto: Alessandra Almeida Maltarollo
Ilustrações: Yolle Torres
Editora: Zit

Esse texto mostra como é a vida de uma criança com Down, uma vida feliz, divertida e saudável como a vida de todas as crianças devem ser.
Uma criança que brinca, que vai à escola, tem bons professores, vários amiguinhos e uma família que a ama muito.

Clarice é uma menina que faz muitas coisas e aproveita a vida ativa que tem. Ela descansa, ajuda, comemora, brinca, tem contato com a natureza e com os animais; gosta de desafios, de música, de dançar e atividades físicas. Está sempre a sorrir e disposta a aprender, cada aprendizado no seu tempo com suas particularidades, assim como as demais crianças.

Um belo livro para aproveitar e trocar experiências com a Clarice por meio do e-mail da mãe que é autora do livro.

Para quem é do RJ:






Texto: Lesley Gibbes
Ilustrações: Stephen Michael King
Editora: Brinque-Book


Três amigos saem de casa em uma aventura misteriosa, em uma noite assustadora. Cada um levando uma coisa nas mãos. A ilustração da capa já sinaliza um pouco o conteúdo da narrativa e pode ser comentada pelas crianças antes da leitura. 

A cada página, a ilustração complementa o texto e aguça mais ainda o suspense. Será que eles sentiram medo? Eles desistiram? E se eles encontrarem algo horripilante? Para onde eles vão? Com tantas perguntas para responder e mistérios para desvendar, o desfecho da história é surpreendedor e divertido.

Com certeza as crianças ficarão intrigadas com o clima de suspense, imaginando muitas coisas, mas será difícil prever o final. Quando as personagens chegam ao destino e contam 1,2,3 para abrir uma porta...o que será que vai acontecer?

Bom suspense!



Texto: Isabel Minhós Martins
Ilustrações: Bernardo Carvalho
Editora: Peirópolis


Um livro muito bacana para apresentar e conversar com as crianças sobre o que aprendemos com as diferentes pessoas que fazem parte das nossas vidas e/ou que nos relacionamos.

Na escola, é comum ouvirmos das crianças "Mas a outra professora", "Mas meus pais", "Mas meu irmão"...uma infinidade de aprendizagens com diferentes pessoas e que as elas ainda estão aprendendo como, onde e quando usar cada uma delas. Principalmente diferenciando os espaços sociais e privados em relação ao que é possível em cada um deles e que o ambiente familiar é diferente do ambiente escolar, mas algumas coisas na vida estão entrelaçadas, fazem parte de algo maior.

Quando ensinamos algo a uma criança e isso é colocado em prática, ela agradece! Nem sempre com um obrigado, mas com um sorriso, um abraço, um olhar, um desenho de presente ou mesmo uma fala. O sentimento de gratidão é o que vale.

Obrigada!