sábado, 22 de agosto de 2015

PINTURA MURAL: possibilidades do azulejo com grupo de 5 anos.


"Pintar é libertar-se, e isso é essencial." 
Picasso





A pintura acima foi inspirada na técnica das obras do artista Jackson Pollock.


As pinturas no mural são realizadas em uma parede de azulejo na área externa da escola, para que haja a possibilidade de pintar, lavar e pintar de novo. 

Essa é uma proposta que abre diferentes formas de exploração: pode-se pintar diretamente no mural ou em um suporte colado nele, pintar em pé, agachado, em movimento; pintar com diversos tipos de pincéis, pintar em diferentes formações grupais ou mesmo individual, ter um tema ou ser livre etc. As crianças também aprendem e aprimoram a noção de espaço, de observar suas marcas referentes a suas ações, conhecem novas texturas e materiais.

Para as crianças acima de 4 anos trabalho com as tintas em potinhos e um pincel em cada um deles, orientando-as que o pincel "mora" no potinho e não pode ir para outro ou misturar-se, que eles precisam trocar os potes se quiserem usar outra cor e esperar se outro estiver usando. Pode-se usar copinhos plásticos de requeijão ou reutilizar os próprios potes de guache que acabam, as duas opções são boas porque tem tampa o que facilita não precisar lavar toda vez os recipientes.



Já fiz algumas propostas como: estêncil, pintura com dois suportes separados, pintura com diversos suportes, pintura sem encostar o pincel no azulejo, pintura diretamente no mural, etc.



A pintura acima foi inspirada no processo de criação de arte urbana: o grafite

Essa experiência foi relatada aqui: http://culturainfantilearte.blogspot.com.br/2014/02/o-grafite-das-ruas-na-educacao-infantil.html


A pintura acima foi inspirada na arte do grafite de Carlos Dias.



 A pintura acima foi feita no mural de azulejos e depois exposta no mural da sala.



A pintura acima foi a ambientação do cenário da apresentação do projeto de circo do grupo 4.



A pintura acima foi uma proposta com papel canson A3 e colagem realizada com palito de sorvete.


Utilizava esse espaço uma vez por semana, fiz muitas propostas, mas não salvei todas as fotos. São inúmeras possibilidades.

VISITE O NOVO SITE DO BLOG CULTURA INFANTIL www.blogculturainfantil.com.br/blog

*Todos os direitos autorais das imagens e texto reservados para Marcela Chanan. É proibida sua cópia sem autorização prévia. O compartilhamento da publicação na íntegra diretamente do blog (link e via redes sociais) é livre.