sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

PRODUÇÕES COLETIVAS

*Projeto finalista no XVI Prêmio Arte na Escola Cidadã 2015.


        As crianças que frequentam o período integral, participam de diversas propostas no período da manhã. As oficinas de arte fazem sucesso entre elas como uma linguagem muito expressiva e escolhemos compartilhar com a comunidade escolar alguns trabalhos realizados durante o ano letivo.
Em cada dia da semana recebemos um grupo de crianças, algumas frequentam todos os dias, outras algumas vezes por semana. E assim cada grupo fez uma produção.
O grupo das segundas-feiras pintou, coletivamente,  um papel craft com tinta guache e as mãos.  Depois escolheram o tema “Animais da floresta” e desenharam com giz pastel  por cima dessa pintura.





O grupo das terças-feiras manifestou interesse por dinossauros e escolhemos a espécie Estegossauro para desenhar e conhecer um pouco melhor. Usamos um retroprojetor e um Estegossauro de brinquedo para projetar na parede e desenhá-lo bem grande em folhas de cartolina amarelas. Depois as crianças elegeram algumas técnicas de pintura e a escolhida foi o carimbo com rolhas e tinta guache.











    O grupo das quartas-feiras recebeu o desafio de criar  um trabalho de colagem de papel sem utilizar a tesoura, apenas rasgando com as mãos, inspirado na ilustração de um livro infantil. Eles decidiram o tema “Bandeiras que existem e bandeiras inventadas” e, coletivamente, cada um inseriu suas representações até formar um grande painel.







O grupo das quintas-feiras estive envolvido por muito tempo com a produção de desenhos de alimentos com super poderes: os “Supers”. Decidimos dar vida a esses personagens elaborando um mural no parque. O desafio foi ampliar os desenhos escolhidos e depois pintar com tinta de parede. Foram quatro etapas de trabalho: escolher o personagem em dupla, desenhar na parde com lápis grafite, pintar e contornar.









        O grupo das sextas-feiras conheceu uma técnica diferente: pintura sem pincel! Oferecemos três telas para pintura, que ficaram apoiadas no chão e bisnagas com tinta guache. Assim, ficaram livres para criar e explorar o material como desejassem.








Esses foram os trabalhos apresentados na Mostra da escola no mês de Dezembro de 2014 e é apenas um recorte de tudo que aconteceu.

VISITE O NOVO SITE DO BLOG CULTURA INFANTIL www.blogculturainfantil.com.br/blog

*Todos os direitos autorais das imagens e texto reservados para Marcela Chanan. É proibida sua cópia sem autorização prévia. O compartilhamento da publicação na íntegra diretamente do blog (link e via redes sociais) é livre.