quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

JOGOS DE PERCURSO


Esse ano as crianças do período integral (6, 7 e 8 anos) produziram alguns jogos de percurso, que também são conhecidos como trilha, foi um trabalho muito significativo. E porque a escolha desse jogo?

O jogo de percurso promove a interação entre os alunos e têm o potencial de criar situações desafiadoras que os fazem avançar em seus conhecimentos matemáticos. Além de proporcionar um ótimo contexto para que as crianças somem quantidades ao contar os pontos nos dados, realizem a relação de quantidade de pontos obtidos com a quantidade de casa a avançar e ao percorrerem o caminho precisam repetir a sequência numérica oral.

Essa foi uma construção interdisciplinar e envolveu mais do que a área de Matemática: trabalhamos com Arte - no que diz respeito aos aspectos gráficos e estéticos utilizando a pintura e o desenho, e com Língua Portuguesa - a medida que produzimos as regras coletivamente e alguns balões com regrinhas. Também foi desenvolvida a postura de jogador. Certo dia, uma aluna até chegou a comentar "Marcela, eu não sabia que jogar dava tanta confusão!".

O grupo escolheu quatro temas foram escolhidos: floresta, fundo mar, espaço sideral e parque. Eles confeccionaram tudo: pintaram o tabuleiro, fizeram os desenhos, recortaram o caminho e traçaram os números (de 1 em 1, de 10 em 10 e de 100 em 100).

As crianças puderam jogar com um ou dois dados e também com dado de sinais (+ -). Depois os jogos prontos e as regras bem claras, compartilharam a diversão com os colegas do período da tarde.