segunda-feira, 23 de outubro de 2017

LITERATURA INFANTIL: indicações Ciranda Cultural

*Todos os livros são com letra maiúscula, ótimos para pequenos leitores em fase de alfabetização.

  Texto: Melanie Joyce
Ilustração: Kirsten Collier


Quando se pensa em uma história de raposa e galinha, já é possível prever o que acontece. E foi assim que me surpreendi!
Algumas galinhas estão sumindo do galinheiro e a raposa tem fama de comer galinhas, mas ela conta ao fazendeiro que é vegetariana e tenta descobrir o que está acontecendo para deixar de ter essa fama.
Quando a raposa tenta salvar algumas galinhas para o fazendeiro, ele acorda e pega a raposa no flagra. O que será que vai acontecer?


Bom desfecho!



Texto e Ilustração: Alison Brown


Edgar era uma menino sonhador, queria desvendar o mundo e viver aventuras incríveis. Certo dia, encontrou um parceiro que aceitou acompanhá-lo, era um cão.



Eles brincaram bastante e viveram momentos inesquecíveis, mas quando o levou para casa, mas a mãe não quis ficar com o cãozinho, não havia espaço na casa e o seu parceiro teve que ir embora. Porém, no outro dia ele voltou e assim várias vezes ele ia para algum lugar e voltava. Até que teve uma grande ideia e solucionou o problema da falta de espaço para ele naquela casa. Qual será a solução do cãozinho? Será que deu certo?


 Texto e Ilustração: Kristyna Litten 


Pipa é uma galinha diferenciada, todo mundo fala sobre ela. Isso porque a galinha sismou que queria enxergar no escuro, curiosa e cheia de ideias não desistiu.

Muito interessada no assunto, pesquisou e encontrou algo que poderia lhe ajudar. Encontrou um livro antigo sobre histórias de galinhas e descobriu um alimento capaz de fazê-la enxergar no escuro. 

Ninguém acreditava nessa insistência dela, afinal galinhas não enxergam no escuro e pronto! O que será que aconteceu quando todas as galinhas se reuniram para comer um banquete e anoiteceu?

 Texto: Norbert Landa
Ilustração: Tim Warnes


Essa é uma história sobre amizade. 

O urso e o coelho faziam tudo juntos, inclusive moravam na mesma casa. Gostavam da companhia um do outro. Até que encontraram uma coisa brilhante na frente de casa e brigaram por causa do que cada um achava daquilo. 

Voltaram para casa e bravos tentaram dormir, mas não conseguiram, então ao mesmo tempo tiveram uma ideia: falar com o amigo.

Eles se encontraram na frente de casa e resolveram o problema. Como será que entraram em um acordo?

Achei interessante para começar uma conversa com as crianças sobre pontos de vista, sobre cada um vê de uma forma.