terça-feira, 26 de setembro de 2017

LITERATURA INFANTIL: indicações do mês de setembro

 Texto e Ilustração: Raquel Matsushita
Editora do Brasil

Esse livro trata da amizade entre três formas geométricas: um círculo, um quadrado e um triângulo.

Cleusa e Clovis adoram criar muitas brincadeiras entre eles. Certo dia, Catarina pede para brincar, mas os amigos são tão inseparáveis que dizem "Não!". Algo acontece e Catarina consegue se divertir com Cleusa, mas Clovis fica um pouco de lado, será que eles conseguirão brincar juntos?

As formas se juntam e se dobram formando muitas imagens, com certeza as crianças vão adorar descobrir o que pode ser cada uma delas. E perceber como é gostoso se divertir em grupo e como é ruim ficar de fora quando se deseja entrar na brincadeira.

Boa imaginação!

Texto: Márcia Leite
Ilustração: Anita Prades
Editora: Pulo do Gato 

O título te faz lembrar alguma cantiga infantil? Já lembrou? Então prepare-se para se divertir e apresentar essa cantiga aos pequenos leitores.

A cada elefante que entra na cantiga, repete-se uma palavra e a mesma vai aumentando de tamanho. Ratinhos e elefantes ficam todos misturados.

A questão é: quem de fato está incomodado mais, os elefantes ou os ratinhos?


 Texto: Luiz Antonio Aguiar
Ilustração: Márcia Széliga
Editora: Escarlate

Essa coletânea apresenta 21 fábulas de Esopo, entre elas, as mais famosas e outras menos conhecidas, porém interessantes. 

O diferencial dessa edição é que a cada fábula o autor encontra uma forma de apresentar um pouco sobre a vida do seu criador, em pleno no século VI a.C. em Atenas, Grécia. Uma ótima oportunidade para ampliar os conhecimentos sobre fábulas, sobre essa época e se surpreender com esse contador de histórias.

A leitura é encantadora e nos remete ao passado, estimulando a imaginação e a curiosidade, o mesmo vale para as ilustrações. Desenhos expressivos, detalhados e com personagens representados pelo corpo metade humano, metade animal. 

Boa viagem ao passado!


 Texto: Sara Oleary
Tradução: Gilda de Aquino
Ilustração: Qin Leng
Editora: BrinqueBook

O que faz sua família ser especial? Essa foi a pergunta da professora. E sim, em algum momento da vida escolar de uma criança o assunto família será abordado. 

Uma obra sensível e emocionante! Nos coloca a refletir sobre a diversidade de formações familiares, ressaltando que o que importa é o sentimento fraterno.

Mas afinal o que é uma família?

Dois pais, duas mães, pai e mãe, avó-mãe, pais adotivos, irmãos adotivos, afilhados, pais separados etc.E a sua família como é? No meu caso, minha mãe também é pai e tenho um irmão que nada se parece comigo.


 Texto: Hiawyn Oram
Ilustração: Satoshi Kitamura
Editora: Pequena Zahar

Muitas vezes o que acreditamos não ter valor para as crianças é o que elas mais gostam de brincar. Há necessidade de tantos brinquedos prontos onde a criança não tem espaço nem se quer para imaginar, a brincadeira já esta dada?

São nos materiais simples, no contato com a natureza e com os objetos velhos, sem uso e do cotidiano, que elas inventam maravilhas, inclusive suas próprias regras. 

Crianças têm o poder incrível de se descolocar para outros mundos em instantes. Tenho certeza que ao ler essa história você vai se lembrar de alguma.

Vamos ao sótão?

Texto e Ilustração: Odilon Moraes
Editora: Olho de Vidro

Essa obra é uma história de vida, uma história da chegada de um bebê e da partida de um pai.

Se você é conhecedor de Guimarães Rosa, conseguirá perceber que o autor se inspira em João, em relação ao título e a um conto específico.

As ilustrações são marcantes. Com lápis preto e algumas tonalidades de marrom e preto em aquarela, meu olhar foi fisgado registrando movimento e suspense. Repare que o título do livro está em vermelho, assim como a rosa no fim do livro.

Leia, aprecie mais de uma vez e observe que texto e imagem estão em tempos distintos. A ilustração não está a serviço do texto e sim complementa e dialoga com as palavras. Fiquei muito curiosa em refazer a leitura algumas vezes, prestar atenção nas imagens e perceber essa conversa. 

Bom novo olhar!