terça-feira, 22 de agosto de 2017

LITERATURA INFANTIL: indicações do mês de agosto.

 Adaptação e IlustraçõesSimone Rea
Tradução: Isabella Marcatti
Editora: Pulo do Gato


Como o título nos conta, são 20 fábulas de Esopo com imagens grandes e provocativas, no sentido de despertar o olhar das crianças, certa subjetividade. Os olhos de cada animal chamou muito minha atenção.

A cada duas páginas, uma fábula. São textos pequenos que podem ser lidos diariamente ou mais de um por vez.

As fábulas de Esopo como muitos já conhecem e contam nas escolas, faz parte da literatura oral. La Fontaine foi um dos maiores divulgadores dos textos de Esopo. Acho interessante as crianças conhecerem a história, de onde vieram essas fábulas.

*Esopo foi um escravo contador de historias que viveu na Grécia Antiga no século VI a.C., por meio dos animais personificados, as fábulas trazem consigo alguma lição moral.

  Texto:Luiz Antonio Aguiar
Ilustração: Lúcia Brandão
Editora: Cortez

Mais uma coletânea com 6 contos da literatura oral. Logo no começo, o autor apresenta quem foi Hans Christian Andersen aos pequenos leitores, seus textos envolvem as crianças no mundo da justiça, da igualdade, dos fracos e dos oprimidos. É comum que as crianças queiram comentar e conversar sobre os acontecimentos. 

O tempo de concentração para cada narrativa não é muito longa e as imagens, assim como o texto comovem e emocionam. As diferentes técnicas se complementam em cada ilustração e essa mistura possibilita a ampliação do repertório de cada criança.



  Texto e Ilustrações: Marcela Fernandes de Carvalho
Editora: Escrita Fina

Essa é uma obra que, aparentemente, parece extensa pela grossura do livro. Engano meu! Ao abrir essa maravilha, me deparei com o texto cheio de versos e cada ilustração com a técnica de um bordado encantador!

Nas primeiras páginas a autora faz uma apresentação para as crianças e outra para os adultos. Achei muito interessante a narrativa partir de suas raízes, para nos presentear com esse causo.

Você conhece Lampião e Maria Bonita? E a cidade de Mossoró? Lá teve um prefeito bem do corajoso!

Durante a leitura as crianças ficarão na dúvida se você está lendo ou falando algumas partes.

Entregue-se a essa leitura e mergulhe nessa história verídica!


  Texto: Roseana Murray
Ilustração: Elisabeth Teixeira
Editora: Brinque-Book

Essa obra é uma homenagem as avós, para todos os tipos de avós que oferecem um colo acolhedor e um abraço carinhoso.

Um livro de poesia muito sensível, pura delicadeza! Uma avó que cuida, brinca, costura, ama, arruma coisas, cria histórias, tem tempo, têm docinhos, tem manias, é presente e participa da vida dos netos. A avó parece uma heroína! E para muitas crianças são mesmo! 

Avós sereia, avós estrela, avós jardineira...tem de todo jeito!

As ilustrações ocupam toda a página, cheia de detalhes para observar, cada página um cenário diferente surpreende, diverte e desperta a imaginação.