segunda-feira, 24 de abril de 2017

LITERATURA INFANTIL: indicações do mês de abril.



Texto e Ilustrações: Renato Mariconi
Editora: Pequena Zahar


É dia de festa e esse unicórnio se pôs a cavalgar. Em um reino distante todos aguardam sua aparição com grande festividade, será que o unicórnio sabia de tal festa? O que ele esperava encontrar?

Nessa obra, texto e ilustrações disputaram minha atenção. 

O personagem principal gera certa curiosidade e a cada página virada as ilustrações, que são colagens e intervenções em grandes obras de arte, surpreendem  o leitorA narrativa é instigante e te leva a querer chegar logo ao fim para saber o que acontece. 

Para quem gosta de arte e deseja saber mais sobre as obras, no fim do livro o autor disponibiliza todas as referências. Para quem já conhece, será fácil fazer pontes e encontrar outras histórias dentro dessa história.

Boa surpresa!



Texto e Ilustrações: Matze Doebele
Tradução: Hedi Gnadinger
Editora: Peirópolis

Essa história tem como tema central a diferença e a felicidade. Pipo é um pouco diferente da sua família e não se sente tão feliz, a sua família tenta ajudar, mas os amigos riem dele e dizem que parece um pinguim. Certo dia, o corvinho decide sair pelo mundo e com a ajuda de um gato procura onde moram os pinguins, já que dizem se parecer mais com ele, mas será necessário passar por um teste. Será que Pipo conseguirá se arriscar nessa aventura à procura da felicidade?

Coragem e boa leitura!


Texto e Ilustrações: Ellen Pestili
Editora: Cortez

Esse livro é uma coletânea de parábolas bíblicas adaptadas para crianças.

A apresentação do príncipe é muito pertinente comparada aos contos de fadas que vivem no imaginário das crianças: nada de riqueza, nem poderes materiais.
Era um príncipe que andava a pé, amava a natureza, os animais e todas as pessoas ricas ou pobres, mulheres, homens e crianças. Ele encantava as pessoas por falar belas palavras. Todos queriam ouvi-las!

Esse príncipe chamava-se Jesus e gostava de contar muitas histórias cheias de ensinamentos e sabedoria, diversas pessoas o compreendiam e acreditavam nele, enquanto muitas outras não.

O livro apresenta cinco parábolas contadas de forma sensível e curiosa. As ilustrações são uma graça! Coloridas e aquareladas, complementam o texto apresentando o contexto e os costumes da época. A narrativa é tão detalhada que abre bastante espaço para imaginar o cenário da história.

As crianças podem aprender sobre bondade, compaixão, paciência, amor, perdão e humildade. 




Texto: Luciana Sandroni
Ilustrações: Eduardo Albini
Editora: Escarlate


Essas obras fazem parte de uma série de livros de muito sucesso, que serão reeditadas pela Escarlate.

Ludi é uma menina de 8 anos que vive aventuras muito interessantes, ela viaja pelo tempo e mergulha em fatos históricos da cidade do Rio de Janeiro com muito humor, imaginação, ficção e suspense! A narrativa é um convite envolvente para pular dentro da história, além de permitir trabalhar com temas da Historia do Brasil.

Ludi E OS FANTASMAS DA BIBLIOTECA NACIONAL

O título já anuncia um suspense que fica entre a ficção e os fatos reais. Você sabia que essa é a biblioteca pública mais antiga do Brasil? Seu acervo é composto de muitas obras vindas da Europa. Será que a biblioteca guarda algum tesouro? Será que fantasmas habitam esse lugar?
Confira a aventura fantasmagórica que a família Manso percorreu nessa visita e corra para fazer a sua!

Ludi NA CHEGADA E NO BOTA-FORA DA FAMÍLIA REAL

Nessa obra uma viagem no tempo conduz a narrativa, Ludi e sua família embarcam nessa e vão parar em 1808 quando a Família Real chega ao Rio de Janeiro. O que será que Ludi e sua família vão vivenciar em pleno século XIX? Ela deseja conhecer a história de perto e se divertir com Dom Pedro I, conhecer os costumes e presenciar as mudanças. Será que essa viagem vai dar certo? Teria como mudar o rumo da História? 


Boa diversão!



Texto: Cristina Villaça
Ilustrações: Rafa Anton
Editora: Zit

Os dois livros envolvem temáticas contemporâneas muito importantes. Assuntos delicados para contextualizar uma conversa com as crianças e esse texto ajuda, e podem criar uma ponte pra conversar, em uma linguagem acessível a elas.

Sobre preconceito e novas formações familiares, Três mocinhas elegantes trata da história de uma filha e suas duas mães, que convivem com comentários maldosos sem a menina entender o porquê.

Sobre a diversidade em família, O irmão do meu irmão trata da história de uma menina que precisa se acostumar com a ideia de ter um irmão, filho da esposa do seu pai.

Conheça esses belos e sensíveis textos!