sexta-feira, 27 de maio de 2016

REGISTROS sobre o lúdico, o brincar e a cultura infantil.

Ensinar com ludicidade pode ser uma forma de desenvolver a criatividade e os conhecimentos. Aprender se divertindo e se relacionando com os outros. O lúdico está nas atividades que despertam o prazer, tanto para as crianças, quanto para os adultos.

A partir de jogos e brincadeiras, o lúdico pode estar presente no processo de aprendizagem com propostas interativas e prazerosas, que despertam o interesse.


O lúdico pode ser utilizado como uma ferramenta para desenvolver as competências e habilidades das crianças, elas aprendem brincando, mas claro sem "pedagogizar" tudo.... Atividades dirigidas são necessárias e bem-vindas, mas os momentos de livre escolha e brincadeiras espontâneas são de grande importância para o desenvolvimento infantil.



Na ludicidade a criança (1):

· Recria e interpreta o mundo em que vive;

· Relaciona-se com o mundo;

· Explora a emoção, os sentimentos, os pensamentos, os desejos e as necessidades, ao utilizar-se das diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita);

· Desenvolve a linguagem, o pensamento, a concentração e a atenção;

· Experimenta, descobre, aprende, desenvolve habilidades e senso de companheirismo;

· Aprende a aceitar as regras, esperar sua vez, aceitar o resultado, lidar com frustrações e elevar o nível de motivação;

· Vive personagens diferentes, ampliando sua compreensão sobre os vários papeis e relacionamentos humanos

· Constrói a sociabilidade;

· Aprende.

Nessa proposta, o lúdico pode ser reconhecido como um mediador entre o brincar e o conhecimento, possibilitando novas descobertas e aprendizagens de maneira significativa e envolvente.

Os momentos de livre escolha também podem ser lúdicos, independente da idade todo mundo se beneficia do lúdico. Nas brincadeiras de livre escolha ou espontâneas, o educador pode e deve colaborar com intervenções no espaço ou oferecendo uma diversidade de materiais, principalmente os não-estruturados.

Para continuar a refletir sobre esses temas, reuni diversas publicações do blog:


Desenho com areia
http://culturainfantilearte.blogspot.com.br/2014/11/desenho-com-areia.html

Território do Brincar e eu
http://culturainfantilearte.blogspot.com.br/2014/09/o-territorio-o-brincar-e-eu_7.html

Construção com sucata
http://culturainfantilearte.blogspot.com.br/2014/08/brincar-de-construcao-com-sucata.html

Brincar no parque com areia, água e sucata
http://culturainfantilearte.blogspot.com.br/2014/05/brincar-no-parque-com-areia-agua-e.html

O olhar do educador
http://culturainfantilearte.blogspot.com.br/2014/03/o-olhar-do-educador-contribuicoes-da.html

Misturas e investigações
http://culturainfantilearte.blogspot.com.br/2013/11/misturas-e-investigacoes.html

Brincar na praça
http://culturainfantilearte.blogspot.com.br/2013/11/brincar-na-praca-uma-breve-reflexao.html

Recreio
http://culturainfantilearte.blogspot.com.br/2013/02/intervalo-recreio-parque-hora-de-se.html

Brincar do quê?
http://culturainfantilearte.blogspot.com.br/2012/10/brincar-do-que-para-brincar-ou-aprender.html

Cantos, acolhimento...
http://culturainfantilearte.blogspot.com.br/2012/08/acolhimentocantos-cantinhos-um-novo.html


(1) Fonte: Documento A escola de tempo integral - Jundiaí.