Texto e ilustração: Rotraut Susanne Berner
Tradução: Hedi Gnädinger
Editora: BRINQUE-BOOK
O livro aborda os seguintes temas: preconceito e amizade.
O coelho e o cão tem os mesmos interesses, mas não podem interagir. Suas famílias não se dão bem e se provocam com frequência, até deixam de ir a algum lugar por causa da outra família. Criam explicações convincentes sobre o porque não ir e justificam essa rivalidade de geração em geração.
Até que o coelho e o cão se sentem entediados e resolvem se arriscar: fogem e vão para uma competição. Diversos animais estão participando, de repente uma chuva forte despenca do céu e eles precisam se ajudar, vivem uma aventura e conseguem encontrar o caminho de volta. Será que essa situação vai unir as duas famílias?
A final da leitura dá uma boa roda de conversa com as crianças!
Texto e ilustração: Guido Van Genechten
Tradução: Camila Werner
Editora: BRINQUE-BOOK
O título já dá uma dica sobre o tema da história: um cachorro que se perde do dono. Enquanto o cachorro procura entre as pernas das pessoas, uma avalanche de ilustrações com uma grande quantidade de cores, estampas e formas surgem: cachorros, crianças, adultos, objetos, etc. E assim o cachorrinho percorre ente uma diversidade de pessoas, enquanto descreve seu dono durante a narrativa. Até que....
O fim eu não contar, vou deixar para você encontrar. Será que você vai conseguir imaginar como é esse dono?
Boa leitura!
Texto e ilustração: Marie-Louise Gay
Tradução: Gilda de Aquino
Editora: BRINQUE-BOOK
Esse livro é uma riqueza! Vamos soltar a imaginação?
Sabe aquelas perguntas infantis sem fim? A autora relembra sua infância e adentra ao mundo das perguntas para obter respostas. A grande pergunta é "Como começa uma história?" e assim a autora cria uma narrativa atraente, que mexe com a imaginação e cria possibilidades sobre como se escreve um livro. Os textos distribuídos se entrelaçam: ora a autora, ora os animais e os personagens.
A ilustração é aquarelada, colorida e cheia de detalhes, várias informações para observar. Alguns personagens no cantinho conversam com o leitor.
Um ótimo livro para apresentar as crianças entre 5 e 6 anos (na minha experiência) que sempre se mostram curiosas em entender como se escreve uma história, como é esse processo. E para surpresa, a autora cria um história dentro dessa história! Demais!
Uma obra dinâmica como toda criança!
No fim do livro você encontra algumas perguntas e respostas sobre a autora e ainda se tiver mais perguntas pode escrever para ela.
Boa descoberta!