sexta-feira, 3 de abril de 2015

LITERATURA INFANTIL: indicações do mês de abril

 
 
Recontada por: Wendy Jones
Tradução: Monica Stahel
Ilustradora: Su Blackwell
Editora: WMF Martins Fontes

Esse livro é encantador, tanto pela arte com papel da artista Su Blackwell que ilustrou os contos, quanto pelas narrativas da tradição oral, recontadas pela autora.
 
A obra contempla sete histórias clássicas: Cinderela, O príncipe sapo, As doze princesas dançarinas, A princesa e a ervilha, Branca de Neve, Rapunzel e Bela Adormecida.
 
Os textos são de excelente qualidade e considera grandes autores como: Os irmãos Grimm, Perrault e Andersen.
 
No meu ponto de vista, as ilustrações contribuem com a imaginação das crianças em relação ao estereótipo de princesa. A arte cumpre seu papel com muita criatividade, aguça novos olhares e amplia o repertório de linguagens artísticas. Traz a simplicidade do material e da forma como representar.
 
É um ótimo livro para trabalhar com as crianças na escola, em projetos que abordam os contos de fadas. Boa apreciação!
  

 
Autor: Ilan Brenman
Ilustradora: Ionit Zilberman
Editora: Escarlate
 
Mais uma obra de sucesso para completar a coleção 14 Pérolas. São 5 títulos com narrativas da tradição oral de diversas culturas: Indiana, Budista, Judaica, Sufi e Grega.
 
Eu, particularmente, gosto muito de contar histórias do mundo todo para meus alunos. É muito importante conhecer e ter acesso à outras culturas, conversar, dialogar e aprender.
 
Da mesma maneira como temos na nossa cultura brasileira os mitos e as lendas do folclore, que cumprem o papel de transmitir seus ensinamentos, valores e crenças, é preciso expandir esses saberes, aprender com a diversidade em um país que acolhe o multiculturalismo.
 
Já trabalhei com mitos gregos na educação infantil e 1o ano do Fundamental I. Gostei muito dos textos: a adequação da linguagem para os menores, a narrativa mais curta e a ampliação  desse universo da mitologia grega. Boa aventura!
 
  

 Autor e ilustrador: Fernando Vilela
Editora: Brinque-Book

A beleza das cores e das ilustrações me chamaram muito a atenção, depois quando li que a história trata do cotidiano e dos costumes das populações ribeirinhas do Amazonas, fiquei muito curiosa, foi um convite à leitura.
 
Conheço outros livros desse autor e me encanto, cada vez que me deparo com suas técnicas criativas e seu talento.
 
Nesse livro, repare no reflexo na água, na sua transparência, cada detalhe me estimulou a imaginar como é esse lugar e como é a vivência das pessoas que moram lá.
 
Com certeza as crianças, também, irão gostar dos animais, de como os personagens vão à escola, do que acontece a cada estação e da aventura final. Boa diversão!
 

 

 
 
Autora e ilustradora: Emily Hughes
Tradução: Maria Luiza X. de A. Borges
Editora: Pequena Zahar

Um livro delicado, cheio de detalhes e um traçado especial. A narrativa lembrou-me das histórias reais sobre crianças que foram criadas por animais, a diferença é que essa tem um final feliz.
 
Cada animal tem seu papel em relação ao que ensinar aquela criança que apareceu na floresta, depois que é encontrada por humanos, tentam fazer com que aprenda uma nova cultura, um novo jeito de ser. Será que vai dar certo?
 
Acho que é uma história muito interessante para contar às crianças, além de ter uma ilustração maravilhosa e rica na sua representação. Tanto o texto, quanto as imagens, são surpreendentes.
 


Autor: Dilan Camargo
Ilustrador: Joãocaré
Editora: Projeto
 
Venha BRINCAR! Venha RIR! Venha CRIAR! Esse é um convite do autor e do ilustrador, então vamos lá!
 
Esse é um livro para se divertir, ler e brincar. A cada página o leitor encontra uma brincadeira em forma de poesia, as ilustrações complementam essa brincadeira com palhaçadas, maluquices e muita diversão.
 
Você pode ler para as crianças e brincar com as palavras, com as rimas, criar novas, ampliar seu repertório de brincadeiras e se divertir muito.
 
 

 
Autora: Rosana Martinelli
Ilustradora: Clara Gavilan
Editora: Quatro Cantos


As crianças adoram conversar com os colegas sobre os sonhos e contar para os professores. Já em casa, acordam assustados no meio da noite e querem colo.
 
Essa obra retrata uma menina que tem um pesadelo e a mãe resolve explicar como fabricamos os próprios sonhos, mas essa explicação bem elaborada e baseada em conceitos da psicanálise, precisa ser adaptada de forma que a filha entenda e os próximos sonhos não a amedrontem tanto.
 
Narrativa baseada em fatos reais. Se você tem essa questão com seus filhos, confira!