“A criança que não brinca não é feliz,
ao adulto que quando criança não brincou,
falta-lhe um pedaço no coração”.
Ivan Cruz
Considerando que
desde que nascem as crianças participam de diversas práticas sociais e que o
brincar está (ou deveria estar) inserido em seu cotidiano, dentro e fora da escola, o trabalho com
brincadeiras apresenta-se como instrumento facilitador da aprendizagem para as
crianças na área de Ciências Sociais. Resgatar brincadeiras populares
reconhecendo que há jeitos diferentes de brincar a depender da região onde a pessoa aprendeu ou viveu a infância, foi o eixo central do projeto.
Contexto
O projeto foi desenvolido com crianças de um Grupo 4 com duração semestral. Este estudo
possibilitou explorar as brincadeiras já conhecidas e suas diferentes variações de
regras, nomes e músicas em diversas regiões do Brasil.
Milton da Costa e Sergio Bastos |
Sensibilização
Apresentação de diferentes imagens de crianças brincando e questionamento: "Que brincadeira é essa?" (Já inserir variações para provocar hipóteses)
*Durante o projeto apresentei artistas que representaram brincadeiras em suas obras, esse repertório também contribuiu no momento de produção de desenhos, além de descobrirem que há brincadeiras muito antigas.
Como foi o projeto...
De forma lúdica o grupo se envolveu brincando em um projeto de pesquisa,
utilizando procedimentos necessários para tal: ler imagens, consultar livros e
internet, ouvir cd´s de aúdio, assistir vídeos e ter um primeiro contato com a produção de fichas com as explicações de algumas brincadeiras - as crianças ditam e a professora é a escriba. Também fez
parte da metodologia o levantamento prévio em relação às brincadeiras que conhecem e a produção de uma lista para deixar no mural como fonte de
consulta.
Apresentei o mapa do Brasil para localização de em quais estados estão
as variações e a comunidade escolar (pais e funcionários) foi convidada para ensinar uma variação de brincadeira vivida na sua própria infância, garantindo uma variedade de interlocutores.
Assim, as crianças tiveram a oportunidade de estabelecer novas formas de relação e
de contato com outras expressões culturais, cruzar hipóteses individuais e
coletivas, além de ampliar e compor um repertório de conhecimentos comuns ao grupo que
pertencem.
É um projeto muito prazeroso, as crianças aprendem muitas coisas e especialmente brincam demais: brincam para aprender, brincam para lembrar as regras, brincam para divertir-se, brincam para ensinar, brincam, brinvam e brincam!
Pieter Bruegel |
Francisco Goya |
Cândido Portinari |
Finalização do projeto: Mostra de trabalhos
Também produzimos um vídeo, mas que não é possível publicar aqui.
Alguns materiais que me ajudaram com esse projeto:
Esta é uma ideia de projeto que trabalhei há algum tempo na Escola Santi e foi apresentada no ICLOC de 2012.
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