quinta-feira, 25 de junho de 2015

LITERATURA INFANTIL: indicações do mês de junho


Autora e Ilustradora: Anita Bijsterbosch
Tradução: Camila Werner
Editora: Brinque-book

Um livro gostoso de ler com as crianças pequenas. 

A cada página é possível abrir a aba, fazer o animal bocejar e observar as característica da boca de cada animal. As ilustrações são envolventes e coloridas. Incentivam a participação da criança na tentativa de reconhecer e falar os nomes dos animais. Diversão garantida com um tema que os pequenos vivem diariamente: o cansaço e o sono.

Também é uma ótima opção para as crianças em fase de alfabetização, pois o texto é curto e em letra maiúscula.
Boa leitura!



Texto e Ilustrações: Maté
Editora: Escarlate


A história de Animata, a tagarela, nos apresenta a cultura de um povo da África Ocidental. 

Com belíssimas ilustrações que compõe toda a riqueza da narrativa, as imagens saltam aos olhos: cheias de cores, detalhes e padrões de desenhos.

A personagem retrata as crianças faladeiras e curiosas. Interessadas por tudo e todos. Dentre outras características, podemos reconhecer o pensamento e o comportamento infantil.

Diversos provérbios são citados ao longo do texto, complementando os pensamentos e as conclusões da menina. 

Os costumes e valores desse povo são respeitados e passados de geração em geração. No final do livro há explicações sobre a arte, o glossário e os segredos de Bamana.

Uma rica aprendizagem para compartilhar com as crianças sobre a diversidade cultural presente no mundo todo.




Texto: Alain Serres
Ilustração: Aurélia Fronty
Tradução: André Telles

Editora: Pequena Zahar



Esse livro é um presente! Falar sobre o direito de ser criança com as crianças é uma oportunidade valiosa.

Eu tenho direito de ser criança é um livro colorido, alegre e cheio de crianças de diversas etnias. A cada página o leitor conhece um direito de forma simples e lúdica. 

É uma ótima dica para realizar conversas em sala de aula, ouvir o que as crianças pensam após a leitura e conscientizá-las de seus direitos é muito importante.

A obra traz os princípios básicos da Convenção sobre os Direitos da Criança e trata de aspectos como a saúde, a educação, a proteção, a igualdade racial e o gênero. Além da necessidade de todas as crianças serem respeitadas.

Conteúdo essencial para as famílias e os educadores.



Autor: Pedro Veludo
Ilustração: Murilo Silva
Editora: Quatro Cantos


Premiado pela Revista Crescer, em 2014, entre os 30 melhores livros infantis do ano. Da Guerra dos Mares e das Areias é uma fábula sobre as marés com uma ilustração bem particular que estimula a imaginação. 

Durante a formação do mundo, a natureza se organizou para habitar a Terra, mas os mares e as areias não chegavam a um acordo. De repente, aparece uma concha e faz uma proposta. 

A resolução é espetacular e me trouxe uma memória deliciosa. Uma fábula incrível! Leia e descubra!