segunda-feira, 27 de outubro de 2014

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O papel do ateliê na educação infantil


Autores (org): Lella Gandini, Lynn Hill,
Louise Cadwell e Charles Schwall
Editora: Penso


"O ateliê deve ser principalmente um local agradável (nas palavras do próprio Malaguzzi) em que as crianças tenham prazer de estar, pensar, imaginar e agir- enfim, ter prazer na produção de saberes, na descoberta e na invenção."  (Prefácio à edição brasileira, Ana Lúcia Goulart de Faria)


O livro relata a experiência dos ateliês da abordagem de Reggio Emília em diálogo com outra cultura, mapeando a transformação enriquecedora de implementar essa prática italiana em creches e escolas dos Estados Unidos. 

Apresenta todo processo unindo teoria, prática e reflexão. Inclui entrevistas e relatos dos envolvidos e do grupo de pedagogos italianos que foram protagonistas dessa pedagogia.

Esta obra é essencial para compreender melhor qual o conceito de ateliê, como ele funciona e o que fazem os atelieristas, trazendo também particularidades da prática e ideias de projetos.

Se há interesse em trabalhar inspirado nessa abordagem, pode ser um bom caminho para começar e se já trabalha, para rever sua prática. 

Um convite a um novo olhar, cheio de descobertas e de muita reflexão. Boa leitura!