*Neste artigo cito algumas partes de textos divulgados no blog e na apostila de estudos da Escola da Vila.
O que seria leitura compartilhada?[i]
Acompanhar, em seu próprio exemplar, a leitura de um título a ser feita pelo professor.
Porque leitura compartilhada?
As leituras compartilhadas destacam-se como situações favoráveis à reflexão e à discussão sobre o lido. São momentos dedicados à apreciação, à troca de impressões e opiniões e ainda à análise de elementos literários, entre eles, o papel de narrador, as mudanças vividas por um personagem central, as motivações de personagens para determinadas atitudes, a linguagem usada pelo autor para se referir a um evento ou mesmo para descrever personagens e situações, o tempo em que se passa a historia e o tempo em que é contada, etc.
As leituras compartilhadas, assim como os demais espaços destinados ao contato com a literatura, contribuem para a participação dos alunos numa comunidade escolar de leitores, na qual avançam não apenas em suas competências para enfrentar obras e autores diversos, mas também em suas possibilidades de refletir, analisar e argumentar.
O papel do professor
Para que ampliem suas possibilidades de compreensão e apreciação é fundamental que contem com a mediação do professor, que tem a função de favorecer e instigar a observação de aspectos da obra que passariam despercebidos e que se colocam como necessários para a atribuição de sentidos e significados.
Para saber mais...[ii]
- Compreender de forma segura que a leitura compartilhada é a base da formação de leitores.
- Reconhecer a importância desse espaço de leitura que procura solucionar dois problemas que enfrentamos: a falta da leitura familiar e o ensino baseado na leitura de um acervo reduzido de obras cuja interpretação é monopolizada pelo professor.
- Compartilhar com entusiasmo, a construção de significado, as conexões estabelecidas entre os livros.
- Compartilhar leituras nos primeiros anos de vida duplica a possibilidade de tornar-se um leitor; falar sobre livros com as pessoas que o rodeiam é o fator que mais se relaciona com a permanência de hábitos de leitura.
- Compartilhar é importante porque possibilita o leitor beneficiar-se da competência dos outros para construir o sentido e obter o prazer de entender melhor os livros. Também permite experimentar a literatura em sua dimensão socializadora, fazendo com que a pessoa se sinta parte de uma comunidade de leitores com referências e cumplicidades múltiplas.
- Selecionar livros que, ao serem compartilhados, ofereçam alguma dificuldade ao leitor para que valha a pena investir neles o tempo escolar.
- Implica um esforço de construção dos alunos.
- Compartilhar as leituras não apenas estabelece vínculos entre os leitores de alguns livros em um momento determinado, como nos conecta com sua tradição cultural. A escola deve velar para que assim seja, já que as novas gerações têm direito a não ser despojadas da herança literária da humanidade. Sem ela, as crianças se acham condenadas, como Peter Pan, a viver em um lugar de eterno presente, em que tudo se esquece de imediato.
OBJETIVOS
- Ampliar esse apropriar do vocabulário e de expressões típicas
- Desenvolver o prazer pela leitura
- Aprender a manusear o livro (índice e páginas)
- Acompanhar a leitura
- Ampliar o repertório literário
- Compartilhar experiências leitoras
- Confrontar interpretações
- Estabelecer relações com outros textos
- Ouvir com atenção a leitura
- Identificar características típicas deste tipo de texto
ENCAMINHAMENTOS:
- Formular previsões sobre o texto a ser lido.
- É possível fazer paradas estratégicas para discutir a história e fazer previsões. Pare num momento de clímax da história. Converse com os alunos sobre como imaginam que a história vai continuar.
- Formular perguntas sobre o que foi lido.
- Com que tipo de história eles relacionam a do livro? Eles se lembram de alguma outra história parecida com ela? Qual?
- Esclarecer possíveis dúvidas sobre o texto.
- Abrir para ouvir as interpretações, como cada um compreendeu
- Resumir as ideias do texto.
- Relações entre texto e imagens
ORIENTAÇÕES:
- Informe aos alunos que eles vão ler uma história, de forma compartilhada. A leitura será feita com o objetivo de aprender e, também, por prazer.
- Combine com os alunos a data em que todos devem ter o livro.
- Combine quantas vezes por semana acontecerá a leitura.
- Falar um pouco sobre o autor e apresentar o livro
- Ler o título do livro e fazer com os alunos uma exploração da ilustração da capa.
[i] Fonte: LUIZE, Andrea. A leitura compartilhada nas classes de fundamental I. Disponível em http://www.vila.com.br/blog/?p=3033 acesso em 29-9-2013
[ii] Fonte: VILA, Centro de estudos. Intervenções do professor nas situações de leitura compartilhada nas classes de Fundamental I. São Paulo, 2012.