"Pintar é libertar-se, e isso é essencial."
Picasso
As pinturas no mural são realizadas em uma parede de azulejo na área externa da escola, para que haja a possibilidade de pintar, lavar e pintar de novo.
Essa é uma proposta que abre diferentes formas de exploração: pode-se pintar diretamente no mural ou em um suporte colado nele, pintar em pé, agachado, em movimento; pintar com diversos tipos de pincéis, pintar em diferentes formações grupais ou mesmo individual, ter um tema ou ser livre etc. As crianças também aprendem e aprimoram a noção de espaço, de observar suas marcas referentes a suas ações, conhecem novas texturas e materiais.
Para as crianças acima de 4 anos trabalho com as tintas em potinhos e um pincel em cada um deles, orientando-as que o pincel "mora" no potinho e não pode ir para outro ou misturar-se, que eles precisam trocar os potes se quiserem usar outra cor e esperar se outro estiver usando. Pode-se usar copinhos plásticos de requeijão ou reutilizar os próprios potes de guache que acabam, as duas opções são boas porque tem tampa o que facilita não precisar lavar toda vez os recipientes.
Já fiz algumas propostas como: estêncil, pintura com dois suportes separados, pintura com diversos suportes, pintura sem encostar o pincel no azulejo, pintura diretamente no mural, etc.
A pintura acima foi inspirada no processo de criação de arte urbana: o grafite.
Essa experiência foi relatada aqui: http://culturainfantilearte.blogspot.com.br/2014/02/o-grafite-das-ruas-na-educacao-infantil.html
A pintura acima foi inspirada na arte do grafite de Carlos Dias.
A pintura acima foi feita no mural de azulejos e depois exposta no mural da sala.
A pintura acima foi a ambientação do cenário da apresentação do projeto de circo do grupo 4.
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