domingo, 28 de fevereiro de 2016

LITERATURA INFANTIL: indicações do mês de fevereiro

Autor e ilustrador: Anthony Browne
Tradução: Clarice Duque Estrada
Editora: Pequena Zahar

Texto e ilustrações incríveis! O autor é conhecido por muitas crianças e adultos, essa obra explora a mudança na vida de uma criança.


O personagem Gregório fica intrigado com o aviso do pai ao dizer que as coisas iam mudar quando voltasse com a mamãe. O menino espera e começa a imaginar coisas estranhas entre o que era habitual na casa. O que estava acontecendo?


As crianças vão se divertir com o que Gregório vê pela casa até seus pais voltarem com o que realmente ia mudar sua vida.


Boa leitura!


Autores: Fabiana Werneck Barcinski e Rodrigo Lacerda
Ilustração: Guazzelli
Editora: Pequena Zahar

Um livro maravilhoso para as crianças conhecerem uma campeã olímpica e aprenderem mais sobre o vôlei.

Nessa obra é possível apreciar a história da atleta desde criança, seu percurso com desafios e conquistas. As páginas mesclam ilustrações e fotos, no final há uma linha do tempo da vida de Jackie, a relações de outros atletas brasileiros nos jogos olímpicos, as medalhas conquistadas, as regras do jogo de vôlei de quadra e de areia.


Aproveite o contexto dos jogos olímpicos 2016 e apresente essa história para as crianças.



Boa aventura!


Autor e ilustrador: JOÃOCARÉ
Editora: WMF Martins Fontes

Que tal aprender yoga imitando animais?

Já pratiquei na escola com as crianças, fez parte de um projeto sobre corpo humano e elas curtiram muito, inclusive algumas já sabiam certas posições devido a prática dos pais. Era um momento tranquilo, de concentração, alongamento e respiração.

O livro começa com o autor fazendo uma apresentação, contando um pouco sua trajetória até escrever esse livro. Depois, a cada página o autor ensina como fazer a posição, o texto mexe com a imaginação das crianças em relação ao animal da postura e também fornece um breve comentário sobre a espécie. A ilustração complementa esse imaginário e diverte.

Boa prática!


Autor: Luis Dolhnikoff
Ilustração: Guilherme Zamoner
Editora: QUATROCANTOS

Poemas inspirados por uma criança curiosa pelas palavras. As ilustrações são bem singulares: pequenas, grandes, cheias de detalhes e padrões, objetos com olhos e bocas, cores de tom pastel, movimentação aparente.

Um ser grandalhão cheio de trecos, objetos, palavras e uma menina.
Elvira tem muitas perguntas e tenta entender o nome das coisas medindo as palavras e vai percebendo a grande confusão ou não, que esse mundo pode ser.

É bem interessante a forma como a sequência de poemas foi colocada, quase como uma história...

Uma leitura divertida e questionadora!