segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

HISTÓRIAS E LENDAS BRASILEIRAS: indicação WMF Martins Fontes.

Esse trio faz parte de uma coleção de livros que prioriza a cultura brasileira para crianças. São histórias, lendas e informações sobre a fauna, a flora e a tradição do nosso povo. 

Confira essa publicação, de 2015, sobre os outros títulos: http://culturainfantilearte.blogspot.com/2015/08/fauna-brasileira-para-criancas.html


O ilustrador Geraldo Valério, traz todo encantamento e beleza das suas formas variadas de representar com a alegria das cores. Esse cenário chama muito a atenção das crianças: seus olhinhos brilham a cada personagem. Frequentemente, depois de um adulto ler uma história, elas querem manipular o livro, conhecê-lo e se divertir com as ilustrações peculiares desse magnífico artista.


Confira abaixo um pouquinho sobre o texto de cada obra...


Ilustrador: Geraldo Valério
Textos: Vera do Val
Editora: WMF Martins Fontes



Nesse livro oito lendas apresentam um pouco da cultura indígena: a origem e a criação dos povos e do mundo.

O folclore faz parte da tradição oral dos povos da floresta, recontadas em uma linguagem rica e acessível às crianças.

As lendas despertam a imaginação e a curiosidade. As palavras indígenas e a relação entre os animais e os índios, dependendo da idade da criança, pode propiciar uma boa conversa após a leitura, devido o desejo de entender melhor sobre as origens e os significados.



A onça e o macaco são inimigos antigos do folclore brasileiro. A introdução é indispensável para o pequeno leitor conhecer melhor sobre esses dois animais.

A onça é grande e musculosa, come qualquer bicho, entra na água, gosta de viver sozinha. O macaco adora brincar, vive pelas árvores, é ágil e esperto, vive em bando. Quem será que ganha essa disputa? A força ou a sabedoria?

As narrativas são pura diversão e a cada história as crianças podem tentar antecipar o que vai acontecer. Aos poucos elas vão percebendo quem sempre se dá bem e o por quê.



Aqui a diversidade de animais está garantida! São oito histórias para rir, se envolver, desvendar as diferentes resoluções da bicharada e aprender com eles. Os bichos até parecem gente!

O texto traz uma linguagem clara e um vocabulário rico, com certeza as crianças aprenderão novas palavras, nomes e expressões. Também existe a possibilidade do adulto entonar uma voz para cada animal, já que os personagens conversam bastante. Há contos longos, outros breves e até contos com música para as crianças aprenderem.



*Imagens retiradas do site do ilustrador http://www.geraldovalerio.com/index.html