quinta-feira, 2 de outubro de 2014

MONSTROS URBANOS

*Experiência apresentada no VIII Congresso ICLOC em 2016.


Autora: Renata Bueno
Ilustradora: Renata Bueno
Editora: WMF Martins Fontes




Em 2014, um livro chamado "Monstros urbanos" captou minha atenção pela capa, o avistei pela primeira vez em uma livraria como destaque de lançamento. Apanhei-o para folheá-lo e a para minha surpresa tratava-se de intervenções em fotos de paisagens urbanas que me lembravam a arte urbana que tanto admiro. Conferindo a editora, aproveitei a parceria com o blog e solicitei um exemplar para conhecer melhor. Ideias já brotavam na minha cabeça ...

A cada página o desejo de ver a próxima imagem, de descobrir outro monstro, de conferir a criatividade da autora Renata Bueno e identificar o local da foto (chão, parede, rua etc). Me encantei com o livro e agora vejo monstros o tempo todo.



O livro descreve a trajetória da autora e como ela desenvolveu esse belo trabalho, parte essencial para compreendê-lo. Me apaixonei por ele! E quando gosto muito de algo sempre faço uma relação com as crianças e levo para escola, dessa vez não foi diferente.

Apresentei o livro (título, autora e editora) e li o texto que conta o processo de criação. Conversamos sobre o título, pois não sabiam o que significava a palavra "urbano" e tentaram adivinhar por meio da capa o que o livro nos apresentaria, também perguntaram se era uma história. Quando comecei a folheá-lo as crianças perceberam que não havia uma narrativa e sim muitas imagens. Uma criança também fez relação com o grafite, arte urbana.

Pronto! Conferimos todas as páginas!

Instiguei as crianças a adivinharem de quais lugares da cidade eram as fotos. Me surpreendi com a reação deles: ofegantes e entusiasmados, alguns pareciam estar em uma montanha russa tamanha gritaria ao se surpreenderem com cada virada de página, outra criança ficara ao meu lado ansiosamente esperando a próxima página tocando no canto da folha, enquanto outras se esforçavam para analisar os locais em que as fotos foram tiradas e como se organizava aquele monstro na página.

Terminada a apreciação o livro ficou disponível na sala. Pensei em organizar uma saída com o grupo pelas calçadas ao redor da escola e deu certo! Fotografamos e depois trabalhamos no computador criando cada um seu monstro.


Também fui informada pela bibliotecária que a autora Renata Bueno foi ex-aluna da escola e se disponibilizou para uma conversa com o grupo, aproveitamos e montamos uma exposição com as produções para conversarmos sobre a experiência de conhecer o trabalho dela e produzir monstros.

 

No ano de 2016 a autora publicou uma versão francesa desse livro e com um destaque sobre esse projeto. Foi uma honra!



VISITE O NOVO SITE DO BLOG CULTURA INFANTIL www.blogculturainfantil.com.br/blog

*Todos os direitos autorais das imagens e texto reservados para Marcela Chanan. É proibida sua cópia sem autorização prévia. O compartilhamento da publicação na íntegra diretamente do blog (link e via redes sociais) é livre.