domingo, 20 de julho de 2014

LIVRO: BUMBA-MEU-BOI


Autora: Stela Barbieri
Ilustrador: Fernando Vilela
Editora: WMF Martins Fontes

Quando vi este livro fiquei bem curiosa, recebi da editora e agora compartilho com vocês.

Me encanto, especialmente, por histórias de bumba-meu-boi desde que fiz um curso anual para educadores no Instituto Brincante em 2012.
Durante o curso até escrevi um projeto de cultura brasileira inspirado no ciclo junino http://culturainfantilearte.blogspot.com.br/2013/05/cultura-popular-brasileira-festa-junina.html  e então aprofundei meus conhecimentos sobre a festa dos bois das diferentes regiões do Brasil e inclusive assisti pessoalmente alguns festejos em São Paulo, Maranhão e Florianópolis.

Nesse livro Stela Barbieri e Fernando Vilela nos faz deslumbrar a arte maravilhosa das ilustrações e do texto. A riqueza de detalhes lembra a beleza e a alegria dessas festas.  

A história é inspirada no bumba-meu-boi do maranhão: Mãe Catirina está grávida e fica com vontade de comer língua de boi, mas não de um boi qualquer, e o marido Pai Francisco vai em busca desse desejo até realizá-lo. O coitadinho do animal fica doente e os vaqueiros chamam doutor e curandeiro, mas não tem jeito o boi só volta a bailar se mugir, diz o curandeiro. E não é que o boi mugiu e a festa aconteceu!
 
Eu conhecia outras versões dessa história e adorei como ficou: divertida e com a linguagem típica do lugar. 

No final do livro há informações históricas e culturais sobre o bumba-meu-boi, inclusive o de São Paulo realizado pelo grupo Cupuaçu no Morro do Querosene.



Acredito que este livro seja um ótimo recurso para contextualizar a festa com as crianças em sala de aula.

Boa leitura!