quarta-feira, 29 de agosto de 2012

POESIA PARA OS PEQUENOS...



“Poesia é a descoberta das coisas que eu nunca vi”. 
Oswald de Andrade 


Você já se perguntou: "Qual a diferença entre poema e poesia?". 
Basicamente a poesia emociona, sensibiliza e toca por meio da linguagem. Já o poema é a forma do texto composto por verso e estrofe. Mas considere, nem todo poema é poesia! 

Que tal incluir a leitura de um texto poético na roda de história? 

As crianças poderão se aproximar de um novo texto literário, ampliar seu repertório e complementar sua formação leitora. E nas salas de alfabetização, os poemas também contribuem na observação de aspectos da linguagem escrita. 

De forma lúdica este gênero encanta e diverte: brinca com as palavras, oferece rimas, temas interessantes e adequados às idades. É importante que o professor seja criterioso na escolha dos livros; uma dica é começar pelos autores Lalau e Laurabeatriz: os textos fazem sucesso com os pequeninos! 

A partir do contato com a poesia as crianças brincam com as palavras, as sonoridades, os ritmos e aos poucos podem perceber as diferenças entre cantar, recitar e falar. 

Até os alunos que falam pouco podem se arriscar a conversar sobre o assunto da poesia que se interessaram, muitas vezes pedem para que leiamos novamente as preferidas. 

Pode-se aos poucos apresentar novos poemas e poesias, começando pelas mais fáceis de memorizar. Também é importante manter uma biblioteca da sala de aula com os livros apresentados, para que sejam manuseados. E não se esqueça de apresentar o título, autor e editora! Outras fontes revelam novas formas poéticas: livro com cd de áudio ("Ou isto ou aquilo" de Cecília Meireles) e músicas em que a letra é de um poema, por exemplo "As Borboletas" de Vinicius de Moraes interpretada por Adriana Partimpim. 

Este trabalho tem como objetivo desenvolver a oralidade, ampliar o universo cultural - já trabalhei até com Haicai - e o interesse pela leitura. Também garante um contato inicial com o gênero, que ajudará a criança futuramente na vida escolar. 

Pode-se apenas incluir essas leituras na roda de história ou elaborar projetos: recital, livros confeccionados pelos alunos etc. 

Na minha primeira postagem “Literatura Oral na roda de história do 1º ano”; comento sobre a importância da roda de história na formação do leitor contribuindo para as escolhas do professor; caso não tenha acessado, é interessante que se leia.